COMO PARTICIPAR / HOW TO PARTICIPATE

Participar no projecto é muito simples e tem várias maneira de o fazer, a saber:

As mantinhas:

As mantinhas são , no geral, feitas de lã, em quadrados, 20 cms.x 20 cms. , feitos por uma ou vários pessoas os quais, unidos uns aos outros, fazem mantinhas de 1,20 m por 1,60m. Este é o tamanho geral, embora em cada entrega se possam adaptar às necessidades de quem as recebe. A participação pode ser feita de várias maneiras;

- doando as lãs;- fazendo os quadradinhos que deseje e enviando/entregando a mim; Fazendo a manta inteira. Aborrece-se de fazer quadradinhos, acha que não tem paciência para fazer uma manta? Pode fazer sapatinhos de bebé ou de dormir para adulto, casaquinhos, gorros, luvas, cachecóis, xailes , etc. Tudo será devidamente encaminhado a quem deles faça bom proveito. Gostaria de participar mas as lãs dão-lhe alergia? Pode fazer mantinhas de tecido, lençóis, simples ou bordados... um sem fim de alternativas. Contacte-me pelo e-mail que está associado ao projecto.

Fico à espera...


Participating in the project is very simple and you has several way to do it, namely: The blankets: The blankets are generally made ​​of wool, in squares, 20 cms.x 20 cms. , Made by one or several persons which, joined together, make blankets of 1.20 m by 1.60 m. This is the overall size, although in each delivery can adapt to the needs of the beneficiary. Participation can be done in several ways;- Donating wool;- Making the squares you want and sending / delivering to me;-Making the entire blanket. Bother to make squares, you do not have the patience to make a whole blanket? You can make baby booties or adult sleeping shoes, jackets, hats, gloves, scarves, shawls, etc.. Everything will be properly allocated to who make good use of them. Would you like to participate but you have wool allergy? You can make blankets in fabric, linen, plain or embroidered ... endless alternatives. Contact me by e-mail that is associated with the project. I would love to receive news from abroad.

Thank you anyway.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ARREGACEMOS MANGAS QUE VEM AÍ UM NOVO ANO!

Pois é, já se passou outro ano. Cheio de momentos que tentei viver na sua totalidade, bons e maus, felizes ou nem tanto. Vivi-os ali, naquele exacto momento, da maneira mais ampla possível. Não levo para 2010 a pena do que poderia ter dito, ou feito, ou vivido. Bem ou mal, disse, fiz e vivi. Vira-se uma página cheia de vivências e abre-se uma prontinha para ser preenchida. Hora de arregaçar mangas. Há tanto para fazer!
Feliz Ano Novo!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Homenagem a um Ser de Luz

Apesar da hora tardia a que um trabalhinho extra me arrastou não quero que o meu dia acabe sem que aqui preste a minha homenagem a alguém que neste momento é já um Ser de Luz. A sua condição como ser físico autónomo já não existe desde ontem. Partiu a MÃE de uma Amiga que recentemente entrou na minha vida, embora o coração reconheça de outras partilhas, de outros caminhos trilhados em comum.
Para a Fátima viver sem Ela vai ser difícil por muito tempo. Ficam todos os momentos felizes ou não tanto, os bons e os maus que juntas souberam ultrapassar, as pequenas e as grandes cumplicidades que partilharam. Viverá para sempre na memória e no coração dos que com ela conviveram.
Alguém que prezo muito mandou-me esta mensagem quando a minha Ma'inha se foi embora a qual, durante muito tempo, colmatou a dor da alma que frequentemente me sufocava e na qual acredito piamente. Deixo-ta Fátima, para que te sirva de alento para continuar. "Aqueles que partem não se vão embora, antes, velam por nós". Assim será com a tua Ma'inha também.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

HO Ho Ho

Olhem só o que o Pai Natal me trouxe!!!

Estes 52 quadradinhos deixou ele na casa da minha Amiga Lídia ... Querida , que seria de mim sem ti?

Destes novelitos, 3 foram deixados por ele nas mãos da D. Catarina, uma minha Vizinha e aos outros dois não resisti eu. Sonhei com uma mantinha pequenina.... verde lindo assim, para começar , o resto logo se vê . D. Catarina, muito Obrigada!

Lãs que ele deixou na casa da minha amiga São, parte da quais eu já transformei e quadraditos. Vês Fátima? as minhas mãos já estão activas outra vez. Mas que vício!!!!!! Tu fazes cachecóis e gorros. Eu sou mais "quadrada"

E outras tantas que "caíram" na casa de uma Senhoras solidárias lá do Aeroporto de Faro. 'BRIGADA!!!!!!!!!!!!! Tantos quadradinhos.... já os estou vendo .

Estes comprei eu, com dinheiro que as minhas Amigas Anabela, Rita e Cristina me deram (excepção à regra do Tricot), porque queriam participar e tinham dificuldades em os comprar.
Adorei as cores. Cada novelito desses dá, na média, 4 quadradinhos....


Da esquerda para a direita - 2 Mantinhas que foram para o Henrique e uma para os Pais dele, em Leiria. A amarela veio de Sines, Amor crochetado pela D. Adelina à qual só falta a fita ao redor pois não sabia que cor os Pais iriam preferir. Fica ao critério deles. A azul, branca e amarela fiz eu o ano passado para o berço no quarto dos bebés na Buganvília, antes de me ter decidido pelo azul turquesa como base de todas elas. Uma meada já "desfalcada" com ajuda do branco e do azul. Contribuição do Tricot para que não haja frio nunca. Ho,HO,Ho!!!
Depois de tudo isto, qual cereja em cima do bolo, SEJAM FELIZES, POR FAVOR.
QUE O ESPÍRITO NATALÍCIO ENCHA DE AMOR O CORAÇÃO DE TODOS NÓS E QUE POR LÁ FIQUE COLADINHO ....

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FOTOS DA ENTREGA


A Minha Anfitriã, Dra. Elisa, no hall de entrada da Buganvília. A casa tem umas janelas ao longo das escada, feitas em vitral tão lindas!!!! Obrigada Elisa, por tudo.
Obrigada também à Dra. Rosário, que foi quem me recebeu o ano passado quanto a Instituição foi escolhida.

Dentro dessa alcofinha dorme o soninho dos justos o elemento mais novo, recém nascido e recém chegado. Coisa tão querida, tão frágil.. Apetece comer com beijinhos. E por aí nos ficamos.


Mantinhas ....


Mais mantinhas ....

E mais mantinhas .....





E por último, os cortinados do quartinho dos bebés, que ganharam vida graças umas mãos habilidosas . Obrigada.! Estão LINDOS!!!!!!
Resolvido que esteja o problema da infiltração que obrigou à remoção das caminhas dos bebés deste quarto, vai ficar tudo lindinho. As mantas e os cortinados a condizer.

TROCANDO MANTINHAS POR "JOCAS"

É isso mesmo. Na passada sexta feira, com o carro mais cheio que carrinho de supermercado em dia de loucura de compras, rumei a Beja para finalmente se entregarem as mantinhas que tínhamos desde o ano passado. Depois de eu , a minha Amiga São e a Dra. Elisa que me fez "as honras da casa" , quais formiguinhas diligentes termos carregado os sacos todos, começou a loucura. Coisa deliciosa!!!!
Por sugestão da Dra. Elisa, as coisas foram programadas para que os meninos e meninas da Instituição particpassem na entrega, recebendo a sua mantinha e levando-a para as respectivas camas. Havia uma pessoinha cheia de vida que decidiu que, para além da sua, ia ajudar-nos a colocar as dos outros também. E no meio disso tudo, ia pedindo e distribuindo "jocas". Não tenho bem a noção de quantas "dei" ou "levei". O certo é que foram bastantes.
O divertido disto tudo é que ele, perninha curta, tinha que subir para as camas de modo a estender as mantas, mas, de tanto que as estendia, desarrumava . Para que eu pudesse tirar as fotos a cada uma das camas, teve a Elisa que o subornar com a informação que havia mais para ir buscar e que colocar. E, docinho, ele ia.
Duas horas deliciosas passaram-se assim como um estalar de dedos.
A única cama que não tem foto é a da Eliane, uma das meninas da Instituição, porque tem muitos problemas a vários níveis e nesse dia, estava cheia de dores. Ainda agora, a lembrança do seu choro me faz chorar a mim. Quis tanto abraçá-la, acarinhá-la, mimá-la, tirar-lhe o sofrimento, uma vez que não lhe posso tirar as deficiências! Contudo, a realidade impôs-se e eu deixei-a mas mãos muito sabedoras e capazes da minha Amiga São, que, através da terapia alternativa denominada Bio Ergonomia ( acho.... perdoa-me São se erro) conseguiu elevar-lhe os níveis energéticos e aliviar-lhe as dores. Algum tempo depois a Eliane ficou caladinha e eu tive receio até de me chegar ao pé dela para tirar a foto na cama não fosse de algum modo perturbar o que tão merecido gozava.
Contudo a mantinha dela está presente nas fotos colectivas, que eu enchi de borboletas, para que, de uma forma simbólica, pelas asas frágeis das borboletas ela possa ver o mundo que existe para além das grades da sua cama ou do colo das Assistentes.
A outra mantinha especial é a amarela à qual adicionei umas carolas larocas de vacas enfeitadinhas com uma flor. A Camila é tambem uma pessoa especial e por isso teve direito a manta especificamente feita para ela. O engraçado é que teve esses detalhes porque ela adora vacas mas naquele dia mandou-me, a mim às vacas, a "pastar". Era um dia "nim". Hoje , se calhar, já anda aos abraços à dita cuja.
Deixou-vos com o rol de fotos tiradas, onde, facilmente, as minhas Colaboradoras fidelérrimas, poderão ver o trabalhinho por elas realizado.
A TODAS MUITO OBRIGADA. NADA SERIA POSSÍVEL SE NÃO UNÍSSEMOS AFECTOS.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mais miminhos chegando


Que será ??? Só digo no Domingo.

E esta? Idem, idem.

Miminhos recebidos da Sandrinha. Obrigada querida.

E estes 22 quadradinhos vieram de Mira Aire, da minha Amiga Otília. Vinham tão embrulhadinhos que até deu pena desmanchar o embrulho. Obrigada Otília, Mamã da Otília e a quem mais participou. Vou suborná-las a ver se vêm mais e consigo fazer uma mantinha só com eles. Normalmente faço as mantas com 48 quadradinhos. Sou um ás a mandar mensagens subtis, não sou?? Eu e os elefantes. Mas eu tenho a certeza que ela me perdoa a falta de subtileza.










sábado, 5 de dezembro de 2009

Novos miminhos


Mimos da Madalena... Cada vez que lhe pedincho, ela responde. Obrigada Madá.

Mantinha de uma paroquiana que respondeu à pedincha. É de algodão mas vai ter destino como as outras. Muito Obrigada!


Quadradinhos especiais feitos por outra paroquiana, D. Norvita, para juntar aos que me deu o ano passsado. Vou fazer uma mantinha só com os quadradinhos dela que têm uma malha muito especial. 'BRIGADA! Tão bom contar consigo!

e mais uma, lindinha, lindinha. E eu até já sei para onde vai esta... Depois digo. Mãos de um coração muito bonito. OBRIGADA!

E outros tantos de alguém que prefere ficar anónimo. Palavras para quê? Só uma. OBRIGADA!

Por último, mas tão importante quanto a primeira, foto de mais quadradinhos de outra paroquiana que ouviu o meu pedinchar. Sou ou não sou uma pessoa afortunada? SOU. OBRIGADA!



PROMETIDO É DEVIDO






Ainda não tinha tido oportunidade de colocar no blogue algumas das fotos que me foram enviadas pelo Rogério, o Sr. que gentilmente se dispôs a abdicar de um sábado e fazer aproximadamente 600 kms para vir buscar as mantinhas do Tricot de Afectos.
Pena terem sido poucas. Quem sabe o que se segue?
Obrigada Rogério. Obrigada também a todos quantos, noite a noite, vão dar um pouquinho de calor e atenção a quem, por razões que a nós não cabe opinar, vive na rua, à mercê dos elementos e que, nesta noite, distribuíram algo mais que atenção, comida e calor humano.
De notar que o transporte tem as condições necessárias por cortesia do Montepio. Pena que tenhamos que salientar os gestos bonitos por serem uma minoria.
Enfim, seja como for "A César o que é de César".

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ai, sou tão mimada!!!!

Olhem só quantos miminhos recebi....
Da Nádia e da D. Graciosa. BEIJO! 'Brigada!!!!!!!!!!!


E aqui ???? Ainda é surpresa...