segunda-feira, 29 de junho de 2009
29 de Junho - Aniversário da minha MA'INHA
Dói-me o coração hoje.
Hoje faria a minha Ma'ínha anos se ainda estivesse fisicamente comnosco.
Embora sabendo que ela se encontra numa outra dimensão onde , espero, não haja dor e que é mais um Ser de luz, o certo é que a aceitação da sua partida é um caminho difícil de trilhar.
Assim estou hoje. Lamechas. Chorona. Que seja. Afinal chorar alivia a alma, não é verdade?
Pode que a pedra que me oprime o peito fique mais leve.
Feliz aniversário Mãezinha. Onde quer que te encontres.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
PASSO A PASSO DO CROCHÉ "OBLIQUO"
Ora cá estou! Prometido é devido.
Eis o passo a passo daquele padrão de croché ao que chamei oblíquo e que certamente terá um nome. Se alguém souber, diga-me para eu rectificar. Mesmo falando de croché " a César o que é de César".
Agradeço aqui à minha Amiga TÓ, mulher de coração grande, o tê-la partilhado comigo.
Decidi alternar as cores das carreiras para que se veja bem onde é colocado cada ponto alto e o próprio efeito. Contudo, a partir da segunda volta, é só repetir.
Começando da esquerda para a direita e na primeira fila da foto , iniciamos o trabalho com 6 malhas de cordão, deixando as três últimas para fazerem o papel do primeiro ponto alto e as três primeiras para cada um dos três pontos altos seguintes. Dependendo da grossura da lã, ou linha, o nosso "grupo" de pontos altos poderá ser composto por 3, 4 ou 5 malhas. Mesmo a trabalhar com fio fino nunca utilizei as 3 ou as 5, porque considero que com quatro o efeito fica bonito. Livre arbítrio.
Na segunda volta, e ainda na primeira fila da foto, em vez de 6 malhas de cordão serão necessárias somente 5 uma vez que o último ponto alto ficará colocado sobre o último do grupo que está na volta anterior.
A terceira volta, terceira fila da foto, tem os mesmos passos da segunda só que com mais um grupo de pontos altos.
O efeito concha advém da alternância entre o "direito" e o "avesso" do trabalho.
Como começamos num canto, iremos sempre crescendo em grupos de 4 ( ou 3, ou 5) pontos altos até termos um triângulo que tem, em dois dos lados, a largura que pretendemos.
Aí, iniciaremos uma outra fase do trabalho, que explicarei no p.a.p. seguinte e que incluirá o encerramento.
Como as imagens me parecem suficientemente explícitas, opto por não colocar a explicação escrita. Contudo, se alguém tiver alguma dificuldade é só mandar um mail, ou colocar a dúvida nos comentários.
Tenho a certeza que vão disfrutar tanto quanto eu e, idem , idem, ficar viciadas.
A diferença entre esta amostra em quadrado e um trabalho que se pretende rectangular é somente "os entretantos", ou seja, entre o crescer dos dois lados até se atingir a largura que se deseja ( explo da 1ª. foto) e depois continuar o trabalho reduzindo somente de um dos lados e continuando a crescer no outro. Atingido o comprimento desejado, medido no lado onde se continuou a crescer, começa-se então a reduzir também desse lado e, volta a volta, agora já reduzindo em ambos os lados cmo no explo. da 2ª. foto, chegaremos a só um grupo de quatro pontos altos, como na última imagem do p.a.p.
A partir daqui, a imaginação é o limite. Fiz uma mantinha para uma oferta particular em que utilizei a gradação de cor e ficou muito bonita.
Quem se atrever e quiser partilhar comigo/connosco esse trabalho, esteja à vontade.
Quem tiver alguma sugestão sobre outra maneira de incrementar as mantinhas que iremos partilhar com alguém, também é só dizer.
Eu já avisei a minha Amiga Adília que me vou "pendurar" nela para que me ensine outras formas de fazer esta malha. Eu depois mostro.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
PROMESSA
Caros visitantes em geral e Fátima em especial,
Considerando que o croché "oblíquo" que aparece em algumas mantinhas se faz "com uma perna às costas", que vicia por demais, que o efeito final é muito bonito e que partilhar é uma coisa deliciosa, vou tentar fazer um passo a passo e colocar aqui para, com agulha "rangente" ou colaboradora dependendo da época do ano, quem o deseje possa dar uso à imaginação e o faça com muito gosto.
Assim, aqui solenemente prometo que, dentro de uns dias, cá estará o dito cujo.
É só aguardarem.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
E não é que continuamos a receber quadradinhos?
Verdade verdadinha. Apesar de fazer um calor marafado, o que leva a que as minhas horas de sono reduzam drasticamente, e as olheiras a aumentarem na mesma proporção , o certo é que há quem ainda faça quadradinhos. a minha Amiga Lídia por exemplo. Ela bem que se queixa que a lã "range" na agulha mas não desiste. Grande Lídia. Vou colocar a foto aqui assim qu conseguir resolver um "detalhezito" que é a possibilidade de colar o endereço da foto aqui no blogue, depois de a colocar na galeria no Flickr.
Além disso recebi na segunda feira mais um saco de lã que uma ds Senhoras da Igreja mandou para mim. Não é uma delícia??? A devida foto também virá para aqui, resolvido que esteja o bendito detalhe.
Fiquem bem. Sejam felizes.
sábado, 6 de junho de 2009
E JÁ ESTÁ !!! 27 MANTINHAS PARA A BUGANVÍLIA
Estou muito feliz por poder dizer-vos que atingimos o segundo objectivo proposto pelo Tricot de Afectos para 2009. Todas as mantinhas para a Buganvília estão prontas para entregar. Embora com uma certa pena, vamos adiar a entrega para Setembro porque nesta altura o mercúrio dos termómetros em Beja diz que está calor demais para mantas de lã. As caminhas da Buganvília já estão cobertas com coisas mais leves e como se pretende que as crianças também participem na entrega, vamos então esperar uns meses.
Contudo, e porque devo a todos os que participaram a minha contribuição na exposição dos trabalhos, aqui fica a foto com a deliciosamente colorida pilha de mantas e uns miminhos sonoros que terão como destino aquelas mãos pequeninas.
Sei também que há uns miaus que vêm do Montijo de propósito para ronronar aos ouvidos dos bebés. Estou em pulgas para os receber. Daqui, já, o meu muito obrigado à Cláudia Cirilo pelos bocadinhos de alma que nos envia.
Por fim , mas não menos importante, a foto dos tecidos para os novos cortinados do quartinho dos bebés- Chintz azul turquesa para os cortinados em si, girafas e passarinhos para as sanefas, os quais vão ser entregues à Senhora que faz esse tipo de trabalhos para a Instituição, porque devem ser feitos por quem sabe para ficarem perfeitos.
E Pronto! Agora o Tricot de Afectos vai começar a procurar outra Instituição e iniciar os contactos que têm que ser feitos para, lá para Setembro/Outubro, já sabermos a quem vão ser doadas as outras mantinhas que novamente voltaremos a fazer.
Alinha??? 'Bora lá???
Subscrever:
Mensagens (Atom)