COMO PARTICIPAR / HOW TO PARTICIPATE

Participar no projecto é muito simples e tem várias maneira de o fazer, a saber:

As mantinhas:

As mantinhas são , no geral, feitas de lã, em quadrados, 20 cms.x 20 cms. , feitos por uma ou vários pessoas os quais, unidos uns aos outros, fazem mantinhas de 1,20 m por 1,60m. Este é o tamanho geral, embora em cada entrega se possam adaptar às necessidades de quem as recebe. A participação pode ser feita de várias maneiras;

- doando as lãs;- fazendo os quadradinhos que deseje e enviando/entregando a mim; Fazendo a manta inteira. Aborrece-se de fazer quadradinhos, acha que não tem paciência para fazer uma manta? Pode fazer sapatinhos de bebé ou de dormir para adulto, casaquinhos, gorros, luvas, cachecóis, xailes , etc. Tudo será devidamente encaminhado a quem deles faça bom proveito. Gostaria de participar mas as lãs dão-lhe alergia? Pode fazer mantinhas de tecido, lençóis, simples ou bordados... um sem fim de alternativas. Contacte-me pelo e-mail que está associado ao projecto.

Fico à espera...


Participating in the project is very simple and you has several way to do it, namely: The blankets: The blankets are generally made ​​of wool, in squares, 20 cms.x 20 cms. , Made by one or several persons which, joined together, make blankets of 1.20 m by 1.60 m. This is the overall size, although in each delivery can adapt to the needs of the beneficiary. Participation can be done in several ways;- Donating wool;- Making the squares you want and sending / delivering to me;-Making the entire blanket. Bother to make squares, you do not have the patience to make a whole blanket? You can make baby booties or adult sleeping shoes, jackets, hats, gloves, scarves, shawls, etc.. Everything will be properly allocated to who make good use of them. Would you like to participate but you have wool allergy? You can make blankets in fabric, linen, plain or embroidered ... endless alternatives. Contact me by e-mail that is associated with the project. I would love to receive news from abroad.

Thank you anyway.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Um presente para ti, um brinquedo para eles....

Quando eu e a minha Irmã éramos pequenas, a quadra em que vamos entrar era, como para qualquer criança, um tempo de encantamento, quer ele fosse na preparação do Presépio, na perspectiva de receber roupa nova ou a expectativa do presente que O Menino Jesus ( não o Pai Natal) , colocaria nos sapatos na noite de 24 para 25 de Dezembro.
Lembro-me particularmente da nossa ingenuidade ao colocar todos os pares de sapatos que tínhamos, que não eram muitos, porque a nossa Ma'inha tinha dito que , ao deixar as botas/sapatos na chaminé, durante a noite o Menino Jesus vinha e deixava uma prenda. Assim, nós colocávamos tudo o que tínhamos, na esperança que Ele ao ver vários "reservatórios" pensasse que eram mais crianças e se "descuidasse". Santa ingenuidade!
O certo é que, na manhã seguinte, lá encontrávamos espalhados alguns chocolates, de vez em quando camisolas que a minha Mãe tricotava quando nós já estávamos na cama e, maravilha das maravilhas, aquela coisa que nós tanto queríamos. O engraçado é que os pedidos eram não simples, tão modestos, mas ficávamos tão felizes!
Este bocadinho da minha memória que partilho convosco é só para lembrar que não é preciso muito para fazer, na sua essência, uma criança feliz. Se pudéssemos retirar as "lavagens cerebrais" da publicidade que a todos o momento invade a nossa vida, apelando a um consumismo que só satisfaz enquanto é novidade, veríamos que, afinal, ser feliz é outra coisa.

Aqui vos deixo um apelo. Permiti que ele vos chegue ao coração.


O GRATO é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que apoia todos os indivíduos em situação ou em risco de exclusão social.
Os brinquedos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de todas as crianças e revestem-se ainda de maior importância para as provenientes de famílias desfavorecidas. Durante o ano recebemos brinquedos e roupa usados que fazemos chegar às crianças mas no Natal gostávamos de lhes poder dar oportunidade de abrir um presente novo, um brinquedo só deles, porque acreditamos que um brinquedo novo se reveste de um significado diferente.
Como o Pai Natal não tem tempo de passar em todas as casas, este ano o GRATO vai dar uma ajuda. Para isso apelamos à sua solidariedade através da oferta de brinquedos novos que depois fazemos chegar às 400 crianças desfavorecidas que acompanhamos. Pode entregar os brinquedos até ao dia 12 de Dezembro no GRATO – Av. Guanaré (Pavilhão) 8500 – 507 Portimão
Telf: 282419306

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Passando revista às hostes

Acabei de passar revista "às hostes". Contei muiiiiitooooooo.
Temos contabilizados 367 quadradinhos o que, em termos gerais, dá uma média de 7 mantas. Espalhados por muitas mãos bastantes ocupadas neste momento calculo que teremos se calhar outras tantas. E já vão 14!!!!!!.
donativos 8 007
Juntando as já feitas em fila de espera para os acabamentos, temos mais 7 , o que nos deixa em contas ainda pouco finais de 21 mantas....
Sinto-me criança com sapatos novos.... Que coisas boas estão acontecendo ...


Será que vamos conseguir mimar outra instituição??????

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

EXPECTATIVAS SUPERADAS!!!!!!!!!!!!

Estou muito feliz ao afirmar que recebo mais do que consigo contabilizar e mostrar-vos. Estou superando as minhas melhores expectativas em relação à resposta que contava ter. E, qual cereja em cima do bolo, bem recebo os donativos bem os deixo nas mãos tricotadeiras/"crochetadeiras" que os estão a transformar em coisas LINDAS e QUENTINHAS.
À Lurdes, à Ana Paula, à minha Amiga Minda ( a quem eu em tempos rebatizei, chamando-lhe Susel, vá-se lá saber porquê) e a outras tantas pessoas que não sei o nome, que fizeram com que no final no dia eu parecesse a Mãe natal, MUITO OBRIGADA!!
Atrevo-me a sonhar com a entrega no final do próximo mês . Será que vamos conseguir?? Vai uma aposta?

terça-feira, 18 de novembro de 2008

E mais uma mantinha feita. Obrigada D. Luciana.
donativos 7 005

E mais outra!
donativos 7 004
Agora vai para o "departamento" dos acabamentos.
donativos 7 002

Um dia em cheio. Tantos Mimos !!

Mimos da Aninhas, que trabalha no mesmo edifício que eu. Obrigada.
donativos 7 014

Mimos da Madalena e da Carmen. Idem, idem. Muito Obrigada.
donativos 7 008

Mimos vindos de Messines pelas mãos da minha Vizinha Ana Isabel. Muito Obrigada a todos
donativos 7 010

Mimos da Sónia e da Amigas. Obrigada meninas !
donativos 7 006

Por último, mas não menos importantes, os donativos recolhidos na Igreja. Obrigada a todas as pessoas anónimas que contribuem para que levemos a bom porto esta nau que é de todos. Veremos como se porta o timoneiro!
donativos 7 009

domingo, 16 de novembro de 2008

Mais Afectos

Estes afectos estavam a ser preparados pela minha Ma'inha para se transformarem em quadradinhos, mas Ela foi-se embora antes de o conseguir.
donativos 6 003

Donativos recolhidos na Igreja com a colaboração do Sr. Padre José Pedro. Muito Obrigada.
donativos 6 001

Dose para leão. Fio industrial. O meu reino por uma dobadeira !!!!
donativos 6 004

Donativo da D. Manuela. OBrigada !!
donativos 6 002

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O que faz o oceano imenso ?? pequenas gotas

As gotas da Anabela . Obrigada Amiga.
donativos 5 003

As gotinhas da D. Odete. Muito Obrigada
donativos 5 002

As gotinhas da Adília. Obrigada!
donativos 5 001

A gota tricotada da Cláudia. 'Brigada!
DSC03972

A gota da Cláudia com gato à mistura
DSC03971

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Outra iniciativa de louvar


Fica a ideia que é boa, na minha modesta opinião.

"Olá! A Imaginarium, A Caritas e a TMN estão a promover uma campanha solidária 'Um presente cheio de Natal', e apelam à participação de todos.É muito simples, e será certamente muito divertido para fazerem com os vossos filhos e sobrinhos (se não tiverem reencaminhem para quem tem filhos).Basta pegarem numa caixa de sapatos, decorarem-na e colocar lá dentro pequenos mimos, para crianças que não têm a sorte das nossas!Depois é só entregar numa loja Imaginarium!Não deixem de participar! Quem sabe, naqueles almoços de Natal de amigos, em vez de trocarmos prendas juntarmos prendas e darmos a quem poderá tirar delas um gozo maior." Divulguem, não custa nada.
Para mais esclarecimentos de como fazer, é só contactar as empresas referidas.
Eu tenho a brochura mas não sei como a anexar aqui ( problema de principiante). Contudo, caso haja interesse nisso, sempre posso mandar como anexo de um e-mail.

Olhem só que coisa boa!! Maravilha de iniciativa

CTT abrem a sua rede à solidariedade
Combate à pobreza
Os CTT vão pôr a sua rede à disposição do combate à pobreza e à exclusão social. A partir de 1 de Dezembro próximo, os Correios de Portugal põem em marcha um projecto que, até Agosto de 2009, permitirá a qualquer pessoa ajudar quem mais precisa de forma gratuita.

Este projecto é uma iniciativa dos CTT inscrita na sua política de responsabilidade social. Surgiu da constatação de que ninguém como os CTT tem capacidade para chegar a todas as localidades e a todos os habitantes do País.

Por isso, os Correios vão fazer um envio massivo de um folheto informativo por todas as casas do País. Esse folheto informará a população sobre as instituições de solidariedade aderentes ao projecto e que tipo de bens necessitam.

Com esse esclarecimento em mente, bastará a qualquer pessoa deslocar-se a uma das quase 1000 Estações de Correio existentes de Norte a Sul do País com o seu donativo. Uma vez lá, ser-lhe-á fornecida gratuitamente uma caixa de transporte em cartão. O autor do donativo apenas terá de encher a caixa e escolher a instituição destinatária, entre as várias possíveis, sem precisar de indicar uma morada. Os Correios tratam do transporte e da entrega, de forma totalmente gratuita. ( ver mais no site dos CTT - VALE A PENA )

terça-feira, 11 de novembro de 2008

E VÃO TRÊS !

Mantinha feita pela minha amiga Tó. Oblíquos é com ela. E já me pegou o vício.


donativos 4 004

Eles vão chegando ...

Mimo da D. Maria de Jesus que sempre tem paciência para me ouvir..

donativos 4 001

Mino da Júlia Gil - Obrigada Julinha...

donativos 4 002

Quadradinhos da D. Rosa para juntar à colecção... Obrigada

donativos 4 003

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

APELO


Hoje , quando abri o correio, dei com este apelo.
Porque o lema deste blogue é que a solidariedade ainda faz sentido e porque não me parece que seja um brincadeira, vou passar a palavra.
Quem sabe se alguém, numa espreitadela que aqui dê, conhece ou ouviu falar de algum caso semelhante e pode ajudar estes Pais. Não custa nada tentar.

Telm. Serviço: 966860845Centro Hospitalar Baixo Alentejo, EPE Hospital José Joaquim Fernandes - BejaRua Dr. António Fernando Covas Lima7800-309 BEJA>> ' Chamo-me Catarina Pinto, tenho um filho com 15 meses chamado Francisco. Desde> OS primeiros dias de vida tem sido extremamente difícil alimenta-lo, rejeita> todo o tipo de alimentação, não por reacção alérgica mas por não querer.> Tem sido sempre acompanhado pelo Hospital Fernando Fonseca onde já lhe fizeram> todo o tipo de exames e não conseguem nenhum tipo de diagnostico, já foi> alimentado por umas sondas mas nem por isso aumentou de peso.Com 15 meses pesa> apenas 6.900 gramas . Peço que alguém que tenha conhecimento de algum caso> igual ou semelhante que me contacte imediatamente para que eu possa saber de> que maneira poderei ajudar o meu filho. Muitíssimo Obrigada Ana Cristina Pinto> Tel.: 962439830 '> ----- -----Serviço SOS CriançaInstituto de Apoio à CriançaPortugal

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Prontas as primeiras mantas! Já só faltam 21!

As primeiras mantas, fruto das noites insones dos últimos dois meses, aproveitando as lãs grossas que recebemos e os restinhos das mais finas que sobraram dos quadradinhos normais. Assim, os tão preciosos fios são aproveitados na totalidade.


Mantas prontas

manta em fase de conclusão

donativos até 03.11 029

Para quem pretende tomar por sua conta a elaboração de uma manta, aqui está uma alternativa à junção dos quadrados. Qualquer uma é válida, desde que cumprindo com a medida de 1,20 por 1,60. Posso garantir que é viciante, para além de terapêutico. Por mais chatices que o dia a dia traga, quando pego na agulha e começo a crochetar, toda a agitação desaparece e entro em "modo de recuperação". Ao que parece, sou mais uma a sentir os benefícios.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

MEDIDAS DAS MANTAS

Com toda esta euforia , acabei esquecendo um detalhe muito importante, que é a medida das mantas, para quem, eventualmente prefere participar crochetando/tricotando uma delas.
As medidas são 1,20 x 1,60, o que dá 6 x 8 quadrados, com as medidas 20x20 . Alguma dúvida, estou ao dispor através do e-mail associado ao blogue ou no próprio blogue.

mais donativos

Donativo recebido do núcleo de artes tradicionais e actividades de lazer Natal - Cortes de Brito, em Portimão.
Obrigada pelo mimo e pelo carinho com que sempre sou recebida.


donativo

Mantas em elaboração

Trabalho a meio, aproveitando os fios mais grossos e os restinhos dos fios mais finos, resultantes dos quadradinhos.

donativos até 03.11 033

Donativos .... donativos !!!!!!!!!!! Que bom

Mais um donativo, já a meio utilizar. Este é de alguém que, deslocando-se no mesmo autocarro que eu, de tanto me ver crochetar e me ouvir pedir lãs, me surpreendeu há dias com todos estes novelos. À Senhora em questão, que não sei o nome, o meu MUITO OBRIGADA!.

donativos até 03.11 036


Quadradinhos feitos pela minha amiga Lídia Silva - Obrigada Amiga!!

donativos até 03.11 035

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

De visita ao Centro do Sítio São Marcos

Sábado fui visitar o Centro. Fui recebida pela Dra. Joana Oliveira, uma mulher fisicamente pequena mas uma torre em determinação, a qual , em detrimento da sua própria Família e do seu próprio tempo, me mostrou cada cantinho do Centro. Falámos de muitas coisas, sobre sonhos, vontades e contratempos e vim de lá com a certeza que a escolha que fiz foi muito acertada. Foi uma escolha do coração e não da cabeça. Fico feliz de comprovar que não me enganei. E tenho a certeza que iremos trilhar muito caminho juntas.
O Centro está sedeado numa construção recente, no cimo de uma colina de onde se vê o mar. Está cheio de janelas amplas, por onde o sol e a luz entram a rodos. Tudo é funcional, aberto, convidativo. Assim me senti. Bem vinda. Como certamente o são todos os que para lá vão. Quero prestar aqui os meus respeitos por todos os Homens e Mulheres que lá trabalham. Aqui ficam algumas fotos que fiz no exterior do edifício. Se o enquadramento não é o melhor, "mea culpa" . Não sou muito dotada para fotografias.
donativos até 03.11 018
donativos até 03.11 019
donativos até 03.11 021
donativos até 03.11 023
Esta última foto é de uma árvore linda que encontrei na cidade de Tavira e à qual não resisti.